Publicidade

Ação do Topspin no Forehand





ASTEL | NORMAS PARA UTILIZAÇÃO DAS QUADRAS DE TÊNIS

O forehand é o principal golpe no tênis, fundamento essencial para jogadores de fundo de quadra. Usado em 70% das vezes, em relação a outros golpes, tanto para definições do ponto, ou para trocas longas de bola. Ss golpes de fundo de quadra é a base para um jogador de tênis, tendo maneiras diferentes de rebater a bola, com uma variação de velocidades e efeitos.

Dentre as formas de se bater na bola, tem o efeito de topspin no forehand, que aumenta a pressão exercida sobre a parte de cima da bola, fazendo com que esta caia mais rapidamente. Com isso, obtem-se uma maior regularidade, e após tocar a quadra pela rotação gerada no contato entre as cordas da raquete e a porção superior da bola, este efeito dificultará a resposta do adversário; o underspin ou slice pode ser utilizado tanto para a quebra no ritmo de trocas de bolas intensas, como para a defesa de bolas que estão distantes do corpo, e a transição do fundo da quadra para a rede, ou seja, da defesa para o ataque, e a rotação é gerada por meio do contato entre as cordas da raquete e a porção inferior da bola. O efeito flat é usado para bolas mais planas e rápidas em que há uma rotação mínima e normalmente utilizada para bolas de definições.

Quem gera o efeito no tenis é o antebraço. São dois os movimentos anatômicos que o antebraço realiza: Pronação e Supinação. A pronação do antebraço ocorre quando há um movimento transverso ("cruzamento") entre rádio e ulna (ossos do antebraço), e o resultado é que o dorso (costas) da mão se volta para cima com o polegar apontando medialmente, ou seja, para a direção do corpo . A supinação é o movimento contrário. No caso do forehand o seu movimento anatômico é a pronação.

Quanto maior a velocidade da pronação e maior a trajetória da raquete de baixo para cima, maior é o número de rotações por minuto que a bola atingirá, ocasionando um topspin com maior potência. É a famosa bola "pesada".

Taticamente o topspin serve para:

- Passar a bola um pouco mais alta sobre a rede -> com esse giro, a resistência do ar faz ela descer mais rápido, dando maior controle ao golpe -> maior chance de cair dentro da quadra;

- Efetuar um ataque com um pouco mais de segurança;

- Manter a bola alta para tentar dificultar um ataque do adversário - lembre-se: ao tocar o chão ela perde menos altura;

- Ou até mesmo para dificultar uma batida qualquer.





Comente: